03/02/09

Regulamento provisório de provas

Pedimos as nossos visitantes que dêem a sua opinião sobre o regulamento de forma a melhorar a organização de futuras provas. Esperamos que o regulamento seja do agrado de todos para que o TROFACRAWLER possa organizar provas em conformidade e ao gosto dos concorrentes.
Obrigado pela atenção dispensada.


Este regulamento tem por objectivo ditar as regras para as provas de RockCrawling, sendo a responsabilidade dos concorrentes o conhecimento deste e o zelo pelo seu cumprimento devendo qualquer dúvida ou reclamação ser apontada e esclarecida antes da divulgação dos resultados de cada evento. O meio oficial para a divulgação do calendário, informações e aditamentos a este regulamento é o Blog www.trofacrawler.blogspot.com.

SECÇÃO 1
1-Penalizações

1.1- Marcha-atrás: 1 ponto
1.2- Toque Baliza: 10 pontos
1.3- Capotanço: 5 pontos
1.4- Saída Limite da pista: 10 pontos (quando definido na construção da pista)
1.5- Toque veiculo: 10 pontos

1.1 - Marcha- atrás: 1 ponto de penalização sempre que o veículo recua após progredir no sentido da frente do veículo, esta penalização pode ser intencional ou não.

1.2- Toque Baliza: 10 pontos - cada obstáculo começa e acaba com a passagem do veiculo por entre duas balizas, sempre que o veiculo não passe por entre as balizas, ou seja se tocar nelas ou passar sobre elas é penalizado. Uma vez que haja um toque de baliza e o obstáculo seja concluído, não serão aplicadas mais penalizações referentes a essa baliza.

1.3 - Capotanço: 5 pontos de penalização sempre que o veículo capote e não consiga progredir sem um empurrão lateral ou toque de reposição. As marcha-atrás efectuadas para tentar endireitar o veículo não são contabilizadas, tenham ou não efeito. Se não for possível repor o veiculo em prova pelos seus próprios meios, o mesmo só pode ser reposto em prova por um “empurrão” lateral, para um dos lados( portas laterais), não podendo nunca deixar de ter contacto com o solo, tudo o resto é considerado toque de reposição do veiculo, o toque de reposição deverá ser efectuado pelo Juiz, e deverá ser reposto de forma a que não traga benefícios de progressão na pista para o concorrente, caso o concorrente não concorde com a reposição ou se preferir poderá colocar o veiculo alinhado pelo eixo traseiro com as balizas do obstáculo anterior, em qualquer dos casos penaliza toque veiculo.

1.4- Saída Limite da pista: 10 pontos- Sempre que um veiculo toque ou ultrapasse o limite da pista, o veiculo deverá voltar sempre ao ponto onde ocorreu a saída de pista ou anterior e nunca poderá sair beneficiado com essa saída de pista, no caminho a efectuar para regressar à pista, aplicam-se todas as restantes penalizações. Os limites de pista são facultativos e a sua existência é definida pela organização.


1.5 - Toque veículo: 10 pontos – Todos os toques no veículo, quer sejam intencionais ou não, com qualquer parte do corpo ou objecto, quer sejam toque de reposição, para reparação, ou com qualquer outro fim.
Sempre que o concorrente precisar de efectuar uma reparação, deverá informar o Juiz, que para o cronometro. A recolocação do veículo em pista, deverá sempre ser feita alinhando o eixo traseiro com o último obstáculo terminado. Se não for possível alinhar o eixo traseiro com as balizas do obstáculo anterior devido ao desenho da pista, será o Juiz que decidirá qual o ponto de partida logo após estas balizas.
As reparações podem ser feitas na pista se forem feitas em menos de um minuto, mais do que isso deverão ser feitas nas “boxes”, caso o veículo não esteja reparado no prazo de 15 minutos o concorrente é obrigado a desistir da pista. O cronometro volta a funcionar logo que haja movimento do veiculo em pista.
Exemplo:
-Se o veiculo ao cair da pista tocar no condutor penaliza


Penalizações Máximas:

1- As penalizações máximas por obstáculo são de 20 pontos, uma vez atingido este número o concorrente deverá passar imediatamente ao obstáculo seguinte, alinhando o eixo traseiro com as balizas do obstáculo anterior. Se durante esse obstáculo o piloto tiver por exemplo 15 pontos e a seguir tocar numa baliza (10 pontos), soma 25 pontos e passa imediatamente ao obstáculo seguinte.
2- A Penalização máxima para a pista será de 80 pontos, uma vez atingido este nível de penalização a prestação do concorrente termina e este deverá sair imediatamente da pista.
3- Sempre que o concorrente por alguma razão (desistência, não concluir dentro do tempo limite, avaria) não possa terminar a pista receberá a pontuação máxima da mesma 80 pontos.
4- Um concorrente que não chegue a dar a partida receberá um total de 80 pontos de penalização, para dar a partida o concorrente deverá no mínimo ultrapassar as balizas de partida.
5- Bónus de progresso (-1), sempre que um concorrente cumpra um obstáculo com sucesso, para isso implica passar ambos os eixos pela “linha” que une as duas balizas, sem atingir a pontuação máxima.

SECÇÃO 2
2-Especificações


Especificações técnicas

2.1-só são aceites veículos com 4 rodas motrizes, que têm de ser a única forma de propulsão do veículo.
2.2- Só são aceites veículos com carroçaria ou estrutura tubular com os respectivos paneis de capot, tejadilho e laterais/portas
2.3- Os veículos podem dispor de sistemas automáticos para subir ou baixar a sua altura ao solo.
2.4- Se em qualquer altura em que decorre a prova, ocorrer uma alteração das especificações do veículo, quer por avaria ou acidente, o concorrente é obrigado a repor as mesmas, penalizando um toque no veículo.
2.5-Não existem limites para o número de canais no sistema de rádio.
2.6-Mesmo em veiculos com ambos os eixos direccionaveis a identificação da "frente" do veiculo deverá estar identificada, não podendo a mesma ser alterada depois do inicio da prova.


2.7-Especificações Classes

2.7.1-Super Crawler Class:
1-Sem limite de distância entre eixos, largura ou altura
2- Sem limite de tipo e tamanho de pneus
3- Sem limites de tipo de direcção

2.7.2- Classe 2.2.
A violação de qualquer uma destas regras implica a passagem imediata para a Super Crawler Class
1-Distância máxima entre eixos de 320mm, esta medida deverá ser conferida com o veículo numa superfície plana, com a suspensão a suportar o peso do veiculo e com as rodas direitas para a frente, de centro a centro dos eixos (rodas).
2- A largura total, medida das extremidades dos pneus da frente e dos pneus de trás não podem ultrapassar os 320mm.
3- As jantes têm de ser 2.2 ou inferiores, não podendo o diâmetro total do pneu exceder os 16 cms
4- O veículo só poderá ter o eixo da frente direccional.



Secção 3
Regras Gerais


3.1- Os concorrentes interessados em participar deverão proceder à confirmação da sua intenção de participar no blog até à data estipulada pela organização, assumindo o compromisso de efectuar o pagamento da sua inscrição, mesmo que não venha a participar.
3.2- A inscrição implica o pagamento de 7,5€, valor este que reverterá para fazer face aos custos com o campeonato.
3.3- Ganha o concorrente que obtiver o menor número de penalizações
3.4- Não é permitido a nenhum concorrente testar previamente uma pista ou parte dela, qualquer concorrente que o faça já não poderá participar no evento e não terá direito a reembolso do valor da inscrição.
3.5- Ordem de partida.
As partidas são sempre sorteadas, e as suas ordens mantêm-se para todo o evento. Sempre que o número de inscritos for igual ou superior a 10 concorrentes, efectuam-se 2 pistas em simultâneo. Efectuando primeiro os números impares a pista 1 e os números pares a pista 2 e de seguida o contrário. Antes de qualquer concorrente iniciar a sua prova deverá certificar-se que o concorrente em prova na outra pista não está a utilizar a mesma frequência.
3.6- Não é permitido o uso de acessórios (guincho, rampas, etc) nem a alteração do percurso (remoção de vegetação, pedras, etc).
3.7- Um concorrente não pode se inscrever e correr com o mesmo veículo ou outro, na mesma classe. Não é permitido a um condutor se fazer representar por outro numa prova ou em parte desta. Um outro condutor implica outra equipa/concorrente.
Não é permitido a inscrição de dois concorrentes com a mesma viatura, na mesma prova.

3.8- É obrigatório o veículo fazer a pista sempre com as mesmas dimensões e com os mesmos pneus com que iniciou a pista.
3.9- Durante o evento é proibido ao concorrente ter mais de um veículo por classe.
3.10- É permitido ao concorrente alterar as características do veículo de uma pista para outra, desde que não altere as características da sua classe.
3.11- A violação de qualquer das proibições implica desclassificação da pista em causa ou da prova sem direito a classificação ou ao reembolso do valor da inscrição.

3.12- Empates
1- Em caso de empate, em pontos, ganha o concorrente que terminou as pistas em menos tempo, para este facto o tempo é contabilizado até ao segundo.
2- Em caso de novo empate ganha o concorrente que concluiu o maior número de obstáculos com sucesso.
3- No caso do empate se manter a classificação será ditada pela ordem de partida.

3.13-Tempos

1- Cada pista terá um tempo limite total de 2 minutos multiplicado pelo número de obstáculos. Ou seja uma pista com 7 obstáculos terá um tempo limite de 14 minutos para ser concluída. Um concorrente que não consiga terminar a pista no tempo limite proposto recebe a penalização máxima pelos obstáculos que estejam por concluir e deverá dar por terminada a sua prestação nessa pista.
2- O cronómetro começa com a passagem pelas primeiras balizas e termina com a conclusão do último obstáculo, passagem pelas últimas balizas da pista. Independentemente de o último obstáculo ter sido ou não concluído com sucesso.

3.14- Verificações

1- As Especificações são verificadas antes do inicio e no final do evento e sempre que surjam dúvidas sobre a alteração de características do veiculo.


Secção 4
Construção das pistas


4.1- Para as balizas utilizam-se marcadores coloridos (amarelos) ou as novas balizas desenvolvidas para o efeito pela organização.
4.2- As balizas devem ter no mínimo 51cms entre si e as suas localizações devem estar marcadas para que no caso de serem tocadas possam ser repostas no mesmo sítio.
4.3- Cada prova é composta por 2/3 pistas.
4.4- Cada pista deverá ter entre 5 a 10 obstáculos
4.5- A construção da pista será levada a cabo pela organização.
4.6- É a organização que definem se a mesma tem limites.

SECÇÃO 5
Juízes


5.1- Os Juízes são responsáveis pelo acompanhamento dos concorrentes em prova e pelo registo das penalizações cometidas.
5.2- Os Juízes devem sempre informar da ocorrência das penalizações.
5.3- O ideal e sempre que for possível é que cada pista tenha 2 juízes, um para detectar as penalizações e as pronunciar e outro para as anotar, contabilizar e cronometrar.

SECÇÃO 6
Glossário de Termos

6.1 – Prova: Encontro de concorrentes em determinado dia e hora predefinido no blog, para competir em 2/3 pistas.
6.2 - Pista: Compreende espaço de terreno com um número de obstáculos que varia entre 5 e 10 obstáculos. Tendo inicio no 1º par de balizas e o seu fim no ultimo par de balizas. Cada pista tem uma direcção que é definida pela organização.
6.3 - Baliza: Marcadores coloridos (amarelos), sempre colocadas aos pares, delimitam o início e o fim de um obstáculo, sobre as mesmas consta uma seta que indica a direcção pela qual devem ser ultrapassadas.
6.4 – Distância entre eixos: é medida do centro das jantes de um eixo ao centro das jantes do outro eixo.

SECÇÃO 7
Movimentação em pista


Cabe aos concorrentes zelar pelo bom desenrolar da prova, nomeadamente:
7.1- Não circular na pista
7.2- Manter uma distância considerável que não interfira com o desempenho dos concorrentes nem com as funções dos juízes.
7.3- Não prejudicar a concentração dos concorrentes em prova com ruídos e diálogos inoportunos.

SECÇÃO 8
Exemplos e explicações práticas


8.1 – Marcha-atrás:
• 8.1.1 – Se um condutor estiver a andar intencionalmente em marcha-atrás, penaliza uma marcha-atrás.
• 8.1.2 – Se o veículo estiver numa inclinação, mesmo que parado e descair ou escorregar para trás, penaliza.
• 8.1.3 – Se o veículo em movimento for projectado para trás, não penaliza desde que os pneus estejam sempre em rotação para a frente.
• 8.1.4 – Se o veículo em movimento para a frente capotar para trás, não penaliza.
• 8.1.5 – Concorrente faz marcha-atrás, para e volta a fazer, penaliza uma única marcha-atrás, ou seja só volta a penalizar se voltar a andar para a frente e depois para trás.
• 8.1.6- As tentativas de soltar o veiculo preso pela barriga, movendo os pneus para a frente e para trás, penalizam como uma única marcha-atrás, desde que não acha deslocação do veiculo para a frente.
• 8.1.7- O oscilar do veiculo provocado pelo controle do acelerador e pelo engrenar e desengrenar das caixas de transferências, não provocando um deslocamento efectivo do veiculo não penaliza.
• 8.1.8 – Em casos que o regulamento for omisso, o juiz decidira por sua justiça devendo adoptar o mesmo critério em toda a pista e para todos os concorrentes.

8.2 – Conclusão de obstáculo:
• 8.2.1 – Um obstáculo é considerado cumprido, quando pelo menos um pneu da frente e um de trás passa por entre as balizas, na direcção que a pista foi desenhada.
• 8.2.2 – Todos os obstáculos devem ser realizados pela ordem que foram pensados, não é possível fazer o obstáculo nº 3 e depois o nº 2.
• 8.2.3 – O obstáculo poderá ser concluído de marcha-atrás, desde que seja feito na direcção em que foi desenhado, penalizando para o efeito as marcha-atrás que efectuar.
• 8.2.4 – Se o veículo passar com as 4 rodas entre as balizas, sem ter atingido a penalização máxima o obstáculo é considerado concluído, recebendo bónus.
• 8.2.5 – Se o veículo passar com uma roda da frente e outra de trás por entre as balizas, penaliza toque baliza (10 pontos), o obstáculo é considerado concluído desde que não ultrapasse a penalização máxima para o obstáculo, recebendo bónus.


8.3 - Balizas:
• 8.3.1 – Sempre que o veículo ou condutor tocar numa baliza, é aplicada a penalização (10 pontos)
• 8.3.2 – Sempre que uma das rodas passe por entre as balizas e a outra passe por fora destas, mesmo que não toque na baliza (passe por cima) é considerado toque de baliza.
• 8.3.3 – O concorrente só pode passar para o obstáculo seguinte quando tiver concluído o obstáculo com sucesso ou acumulado a penalização máxima para esse obstáculo.




FONTE http://www.forum.madeiraoffroad.com/

2 comentários:

  1. Desejo-vos as maiores felicidades para o vosso campeonato Rc Crawling e felicito-vos pela dedicação e divulgação da modalidade no Norte do País. Espero que um dia possamos ir à Trofa competir com essa malta.
    Um Abraço da Madeira,

    Cid Nóbrega

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  2. Epa, o meu miúdo de 6 anos tem um carrito desses e já me pediu para o levar a uma prova, mas não sabia que havia aqui tão perto. Depois confirmo a minha (dele) presença.

    Um abraço, Luis Menezes

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